Notícias

Publicado: 31/01/2018

Cooperativas se comprometem com objetivos da ONU

Durante 2017 as cooperativas continuam a mostrar seus compromissos com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, utilizando a plataforma da Aliança Cooperativa Internacional www.coopfor2030.coop.

Enquanto um informe recente da PwC mostrou que de cada cinco empresa estão ignorando ou não tem um compromisso significativo com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, as cooperativas estão liderando.

Desde seu lançamento em julho de 2016, a plataforma Coopspara2030, já atraiu quase 300 compromissos de 100 cooperativas, algumas com mais de um compromisso. Estas incluem cooperativas e associações.

A plataforma é parte da campanha mundial da Aliança para unir e fazer as cooperativas participarem no processo de implementação dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável. A sustentabilidade é também uma das cinco prioridades do Plano de Ação para um Década Cooperativa, a estratégia da Aliança é levar a cooperação é para alcançar o próximo nível até 2020.

Entre as organizações que está comprometida é a Associação Nacional Empresarial Cooperativa dos Estados Unidos (NCBA CLUSA). A organização profissional se comprometeu a prover água limpa, abundante e acessível para 25 mil pessoas em 90 aldeias produtoras de café na Indonésia através do projeto Água Cooperativa para saneamento e saúde.

Até 31 de março de 2017, o projeto na Indonésia tinha fornecido água limpa, abundante e acessível para 28.580 pessoas em aldeias que produzem café, o que permitiu que 100% dos membros da comunidade a utilizar novos sistemas de água.

Também está construindo 50 sistemas de água e ofereceu formação a 54 comitês administrativos de água para organizar trabalhadores voluntários para a construção e manutenção dos sistemas.

Similarmente em Gana, a Sociedade Cooperativa da Liga dos Jovens Agricultores (Young Farmers League Cooperative Society) se comprometeu aumentar a margem dos benefícios dos agricultores pequenos no país para minimizar as atividades de intermediários ao longo das cadeias de distribuição. A cooperativa também se propôs a conectar os agricultores pequenos e compradores através do primeiro mercado on-line para agricultores chamado Akuafo Market.

No Japão a Cooperativa Agrícola Fukushima Mirai (JÁ Fukushima Mirai) se comprometeu a aumentar a produção agrícola até 2020 em suas áreas mais do que o nível antes do grande terremoto no leste do Japão. A cooperativa alcançará seu objetivo para a recuperação das terras de cultivo uma vez contaminadas com a radiatividade e prover produtos agrícolas seguros para as pessoas de sua comunidade.

A plataforma sugere quatro áreas de ação por quais as cooperativas podem fazer seus compromissos: proteger o meio ambiente, melhorar ao acesso aos produtos agrícolas e serviços básicos, construir um sistema de alimentos mais sustentáveis e erradicar a pobreza.

Conheça mais sobre a campanha no site www.coopsfor2030.coop.


Fonte: Redação EasyCOOP com informações da Aliança Cooperativa Internacional

 

O SINCOTRASP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.