Notícias

Publicado: 17/11/2016

Começa a IV Cúpula Cooperativa das Américas no Uruguai

No dia 14 de novembro, na cidade de Montevidéu, Uruguai, começou a IV Cúpula Cooperativa das Américas. O evento irá até o dia 18 de novembro.

Na abertura do evento, o presidente da ACI Américas, Ramón Imperial Zúñiga, apresentou um panorama do movimento cooperativo mundial e sua implementação no Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Ainda mencionou as transformações e os desafios que as cooperativas enfrentam atualmente.

Antes da exposição do Imperial, as boas-vindas foram Graciela Fernández, presidente da Confederação Uruguaia de Entidades Cooperativas (CUDECOOP), entidade que é anfitriã e organizadora da Cúpula e Manuel Mariño, diretor regional da Cooperativas das Américas.

Graciela Fernández expressou a satisfação do movimento cooperativo uruguaio pela oportunidade de receber representantes do cooperativismo em toda a região. Destacou que a Cúpula é uma excelente oportunidade para as cooperativas identificarem ferramentas e instrumentos concretos para avançar em torno dos três eixos centrais sobre o que se debaterá nas atividades nos próximos dias.

Por parte de Mariño que ressaltou que a IV Cúpula Cooperativa das Américas constitui um evento mais importante do movimento cooperativo no nível regional.

Para ele, este evento terá uma agenda ampla sobre os três eixos relevantes da atualidade. O primeiro se refere ao poder, o mercado, a democracia e o desenvolvimento, assunto sobre o qual ele disse que “nos interessa saber como esses quatro elementos influência no desenvolvimento nacional, regional e das organizações cooperativas”.

Sobre o segundo, ele mencionou que se pretende buscar e identificar estratégias para implementar para o fortalecimento da economia social e solidária. Falou que as cooperativas desempenham papel importantíssimo, mas que é fundamental que “tomemos consciência de que somos parte desse setor da economia social e desempenhar nosso papel dentro dele e tentando que outros atores liderem”.

E finalmente, sobre o terceiro eixo, refere-se a contribuição das cooperativas para os ODS, que a intenção é chegar a conclusões especificas e precisas sobre o modo que o cooperativismo pode ajudar efetivamente a implementação destes objetivos.

As atividades da primeira jornada da Cúpula continuaram com o desenvolvimento de mesas de trabalho sobre cada um dos três eixos temáticos centrais que poderão intervir diretamente por todos os participantes do evento.


Fonte: Redação EasyCOOP com informações da ACI Américas

 

O SINCOTRASP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.